Auditores do Sindifisco Nacional Florianópolis esclarecem contadores sobre fraudes detectadas na Operação Saldo Negativo

por Agência Sindifisco Floripa

Em 28/11/2019

Em palestra realizada na manhã desta quinta-feira (14/11) no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o delegado Saulo Figueiredo Pereira, da Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, destacou que “o primeiro passo da arrecadação é a orientação ao contribuinte”. Ao lado dele, os auditores fiscais Rogério Penna e Roger Corrêa falaram do trabalho que culminou com a Operação Saldo Negativo, desencadeada recentemente pela Receita Federal e que desarticulou uma quadrilha que causou um prejuízo de cerca de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos.

A operação identificou a participação de mais de três mil empresas que, com apoio de contadores, acabaram caindo na fraude. “Somos técnicos, somos éticos e, se erramos, temos que reconhecer e debater para que não ocorra novamente”, disse o presidente do CRC SC, Marcelo Alexandre Seemann. Ele lembrou da importância do sigilo do código de acesso aos certificados digitais.

Em sua fala, Roger Corrêa detalhou as características dos falsos créditos. “Não se pode acreditar em melhor dos mundos. Não existe compensação com crédito de terceiros. A responsabilidade não se transfere; no fim quem fica com o problema é o seu cliente”, disse.

Corrêa explicou que os fraudadores se apresentam muito bem, são ardilosos, apresentam bens em garantia, falsificam decisões da Receita, tentam cooptar pessoas de confiança. “Para conquistar clientes eles desqualificam o trabalho dos contadores. Por isso a importância de vocês para convencer os clientes a não pular da ponte”, disse.

Rogério Penna chamou a atenção para a localização da quadrilha aqui no estado, mas com atuação no país inteiro. “Nem todos os parceiros desses criminosos foram alcançados pela investigação, mas detectamos que alguns trabalhavam para outras organizações criminosas. O material da busca e apreensão deve nos levar a algo muito maior. Por isso a importância do contador, denunciando e evitando que essas quadrilhas cresçam”, completou.

A palestra foi transmitida e está disponível no canal YouTube do CRC SC: https://youtu.be/uAWb71L3F4M

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Leia também

Dê uma Chance: presidentes do Sindifisco Florianópolis, da Unafisco e da Anfip-SC dão as boas-vindas aos primeiros alunos de curso de informática custeado pela campanha

Dê uma Chance: presidentes do Sindifisco Florianópolis, da Unafisco e da Anfip-SC dão as boas-vindas aos primeiros alunos de curso de informática custeado pela campanha

Os presidentes do Sindifisco Florianópolis, da Unafisco e da Anfip-SC deram as boas-vindas aos primeiros dez alunos de curso de informática custeado pela campanha “Dê uma Chance”. As aulas são gratuitas e realizadas pelo Projeto Cidades Invisíveis, que contou com a doação de R$ 31,6 mil arrecadados pela mobilização dos Auditores-Fiscais da Receita Federal.

ler mais
Confira a carta enviada pelos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil ao ministro Paulo Guedes nesta sexta-feira (10/9)

Confira a carta enviada pelos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil ao ministro Paulo Guedes nesta sexta-feira (10/9)

Em carta enviada ao ministro Paulo Guedes e ao secretário José Tostes Neto, 11 delegacias do Sindifisco Nacional manifestaram indignação e pediram providências diante da ingerência política do senador Flávio Bolsonaro, que vem atrasando a nomeação do novo titular da Corregedoria da Receita Federal do Brasil.

ler mais

Pin It on Pinterest